Dupla que matou policial nova-andradinense vai passar por audiência em Bataguassu

Está marcada para o próximo dia 18 às 13h no Fórum da Comarca

Da Redação


Cosme Santos da Silva, de 23 anos, conhecido como “Cosme Vaqueiro” e o sobrinho Clailton Silva Santos, de 19 anos, ambos moradores de Nova Casa Verde, distrito de Nova Andradina, acusados de matarem o policial militar da reserva Jonas Rufino da Silva, de 54 anos, vão passar por audiência de instrução no próximo dia (18), em Bataguassu. A audiência está prevista para iniciar às 13h horário local, conforme apurou com exclusividade o Jornal da Nova.

Leia também

|''Cosme Vaqueiro'' alegou dificuldades financeiras e lembrou do PM que tinha caminhonete e que poderia furtar

''Cosme Vaqueiro'' quem atirou e matou policial militar de Nova Andradina

Polícia Civil elucida crime de latrocínio contra PM de Nova Andradina em menos de 24h em Bataguassu

Vídeo: SIG de Nova Andradina chega com criminosos na Delegacia de Bataguassu

Presos no Paraná acusados de matar PM de Nova Andradina estão sendo conduzidos para a Delegacia de Bataguassu

SIG de Nova Andradina prende dois suspeitos e recupera no Paraná caminhonete de PM assassinado no Aldeia 2

Policial Militar morto no Assentamento Aldeia 2 levou um tiro na nuca, diz polícia

Policial militar aposentado de Nova Andradina é encontrado morto no Assentamento Aldeia

 

A reportagem também apurou que alguns familiares da vítima, em especial a esposa, vão comparecer presencialmente na Comarca para participarem da audiência. Neste dia, apesar dos criminosos ser ouvido por videoconferência, devido estarem em presídio de Três Lagoas, oito testemunhas serão ouvidas, quatro são investigadores da Polícia Civil.

 O policial militar da reserva Jonas Rufino da Silva, de 54 anos - Foto: Arquivo pessoal

Segundo consta na denúncia do MPE (Ministério Público Estadual) do dia 13 de agosto, os denunciados foram até o sítio da vítima, com objetivo de subtraírem a caminhonete GM/S10 de propriedade de Jonas Rufino. Ocorre que, ao chegarem no local, perceberam que a vítima não se encontrava, esperando cerca de 10 minutos até que Jonas chegasse.

Ainda segundo os autos, assim que a vítima chegou, a dupla criminosa o abordou e anunciou o assalto, contudo, Jonas reconheceu o “Cosme Vaqueiro” e acreditou ser uma brincadeira, mas o bandido mandou sobrinho Clairton que pegasse a arma de fogo que estava no carro, um VW/Gol de cor vermelha que tinha emprestado de um parente, oportunidade em que a vítima correu para o interior do imóvel.

Nesse momento, “Cosme Vaqueiro” entrou na casa da vítima e o vendo de costas, efetuou um disparo de arma calibre 28, que atingiu a nuca de Jonas Rufino, vindo a óbito no local.

 Local onde a vítima foi encontrada morta - Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Após matarem a vítima, os denunciados roubaram uma espingarda e a caminhonete. Em seguida, fugiram para a cidade de Paranavaí, com o objetivo de venderem o veículo.

Depois da comunicação da Polícia Civil em Bataguassu, com apoio da SIG (Seção de Investigações Gerais) da Delegacia de Nova Andradina, identificaram e localizaram os autores do crime, os quais foram presos em Paranavaí, confessando a autoria delitiva. A caminhonete foi recuperada.

A dupla está sendo processada por latrocínio, roubo seguido de morte e o MPE pediu inclusive fixando-se valor mínimo para reparação de danos moral e material.  

Armas de fogo, uma do policial que foi subtraída e outra dos acusados - Foto: Arquivo/Polícia Civil/Divulgação

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!